quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Curto muito tudo isso!

É, se naquele tempo em que a vida nem era tão agitada, os professores já viviam a "estafa" imagina hoje com todas as responsabilidades agregadas ao magistério. A saber: psicólogo, nutricionista, amigo, conselheiro, educador, paisagista, socorrista, e tantas outras que podemos citar e acrescentar.


Não, por favor, não estou desfazedo das outras profissões citadas, em hipótese alguma, todas elas tem (com ou sem acento na nova regra?) sua devida importância (ups de novo a dúvida do acento). Mas é que hoje o professor deixa de ser apenas "aquele que professa", que ensina o que lhe é de fato. Ao professor de matemática não basta mais ensinar as operações básicas (ou as mais profndas), ao de geografia de nada serve geopolítica se não chega à realidade dos alunos. Biologia sem educação sexual não resolve mais (as vezes nem com educaçãos exual resolve!!!) O professor de línguas deve saber que o mundo exige mais do que simplesmente o "comunicativismo"...


Ensina por ensina hoje em dia não existe mais. Nossos alunos estão on line conosco, participam de nossas vidas... Muitos exigem do professor algo que ele não está preparado para ser: paciente, simpático, livre de preconceitos...


Quando eu me formei no magistério, a uns.... Bem deixe pra lá o tempo... Achava que seria bom ser professora. Posso dizer com certeza que é bom. Curto muito meus alunos, curto muito me preparar para uma aula, curto cantar com meus alunos, curto sair com eles para escursões, curto ser ruim com eles às vezes (rsrsrs), curto saber que eles aprendem alguma coisa além do espanhol comigo. Curto quando rimos juntos, curto ter que tirar sarro por que me respondem errado, curto ter que aguentar a onda quando meu time perde (ou está na segundona). Curto um basquete, um curto um pedido de socorro, curto umas risadas octa legais quando imito eles, curto mandar eles falarem com o batman (hauahuaha é muito bom)....


Assim, hoje, nesse 15 de outubro em que estou livre de ir pra escola com meu tempo super mega octa reduzido, quero deixar um abraço a todos meus amigos professores (aos colegas também) {ei abelhinha, sinta-se incluida na lista - na qual queira}, e dizer que , mesmo não sendo Mac Donald's vamos CURTIR, afinal escolhemos essa profissão ao foi pela grana!!!!

5 O que vocês pensam?:

Unknown disse...

Peço permissão para postar o texto de um grande educador:

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
(Paulo Freire).


É bem isso aí mesmo. A data é uma boa oportunidade para darmos mais valor aos nossos queridos professores, muitas vezes não valorizados como deveriam ser.

Feliz Dia dos Professores!!!

Bjos da Ferpa.

Unknown disse...

Ahhh, vou falar mais o que aqui?? A tosca mór já falou tudo, heheheh!


Simone, acho hoje em dia um ato de coragem ser professor. Primeiro pela falta de reconhecimento que enfrentam, segundo por atos de crueldade que muitas vezes cmentem com vcs, e depois por receberem tão pouco e ensinarem tanto.

Mas mesmo assim, o que seria de nós sem os professores? Eu não seria nada, lembro de cada um desses mestres que passaram pela minha vida, e só tenho a agradecer cada um deles.

E a Vc Simone, deves ser uma grande professora, se amiga já é assim, profissionalmente deve ser melhor ainda. Parabéns pelo seu dia...

Beijos da Anna

Unknown disse...

ops, assassinei o português, hahahah! é cometem, e nao comentem

Ney disse...

Hoje é a data em homenagem a uma das profissões mais gratificantes pro ser humano, além de ter uma importância ímpar nas nossas vidas... Pena que a vida de professor nesse país é tão sofrida, tão desgastante, e principalmente tão mal valorizada... Mas ainda assim esses heróis estão lá na luta "diária do dia-a-dia", para nos fazer (ou pelo menos tentar) pessoas de verdade...

Parabéns a todos os professores, e em especial a esta que nos fala no texto, Simone...

Unknown disse...

Siii! Lindo o texto! Tenho mto a agradecer a todos os meus professores, tanto os que gostei quanto aos que não gostei, pois de alguma forma todos me ensinaram alguma coisa pra vida. Espero um dia ser para os meus futuros alunos o que alguns deles foram pra mim, um exemplo, uma amiga, e tudo de bom que passei nesses vários anos como aluna.
No mais, parabéns pra ti Si, por essa paixão que tens por dar aula, pelo carinho com que fala dos teus alunos, e por ser essa pessoa maravlhosa que és.
Daqui 15 dias estou aí pra conhece-la!

Bjão!