terça-feira, 4 de agosto de 2009

Epitáfio



"Aqui jaz o SOL".
Vinícius começa seu Epitáfio assim, e eu também. Porque é assim que sinto.
Aos 3 dias do mês de agosto do ano corrente de 2009, o meu Sol morreu. A mulher que eu aprendi a chamar de avó, depois de uma longa luta de vida e pela vida morreu.
Ela era meu sol, sem exageros. Era ela que lia meus textos e me dizia como eu era boa muito antes de qualquer idéia de blog. Era ela que me pegava pelo braço e dizia aos outros: "Essa é minha neta mais!". E eu sabia que não era apenas por eu ser a mais velha...
Minha avó sempre me supriu de muitas coisas: Cultura, carinho, broncas, coisas gostosas, pessoas importantes. Fez por esse mundo e Deus mais coisas que muitos outros mortais por aí. Tem biografia publicada na internet porque era imortante mesmo. Foi batalhadora de tomar partido mesmo. Brigou pelo que queria sempre.
Professora de biologia por causa da professora Helena Kolody - sim, foi amiga dela e me fez chamá-la de avó por ser quem eu era, neta de quem era - lessionou no Instituto de Educação do Paraná onde tem um laboratório com seu nome.
Viajou esse país afora para lutar pelo teatro e pela cultura desse país. E nunca, mesmo assim, deixou de ser esposa, mãe, avó....
Em qualquer lugar que passo em minha vida existe um alguém que conhece ou já ouviu falar no nome da minha avó. LUCIANA MARIA HELENA KÜSTER CHEROBIM. Nome de rainha, comprido, forte, sonoro. Sempre sonhei em poder dar orgulho pra ela, e sei que a cada dia batalhado em minha vida, cada passo acertado e cada passo em falso, ela teve orgulho de mim.
Sou o que sou. Sou neta dela. A neta mais...
Deixa meu avô aqui. O velhinho disse que em 57 anos de casados essa é a primeira vez que ela vai sozinha numa viagem....
Dona Lu tinha sim defeitos, como qualquer ser humano normal. Era teimosa, resmungona, mimada, turrona (parece que estou me descrevendo)... Mas o que mais me orgulhava nela era o grande coração, e foi ele no fim, que a levou... Dum sopro, morreu como viveu: nos braços do homem que sempre amou.

Em tempo: Leia também em Mergulhando na Virtualidade.

6 O que vocês pensam?:

Joice disse...

Siii... me fez chorar aqui! Não a conheci... Mas tenho certeza... Uma pessoa muito especial que fará mta falta!!

Te amo... Beijos

Priscila disse...

Fica bem. Teu sol voltará a brilhar, pq à noite é que verás a tua estrelinha no céu. :***

Unknown disse...

amiga lindaaa!!
fiquei muit triste ao saber do acontecido..muita força p vcc!! tu do vai ficar bem...quer dizer sua avó esta bemm..com toda a certeza deste mundoo!!!!!
muita força p toda sua famíliaaaaaaa
amo vc

Natália disse...

Sinto muito! É difícil perder alguém tão querido! Ainda bem que ficam as lembranças boas pra aquecer o coração, e são elas que tem que estar conosco sempre! Qualquer coisa, grita aqui!
Beijos!

Anônimo disse...

Hola, Simo!

Cómo estás?

Quiro decirte que entendí muy poco el post, sin embargo, alcancé a ver que las dos personas son muy importantes para ti.

Es cierto, tu blog habla mucho de la importancia de la gente a quienes queremos =)

Felicidades por el cambio de imagen de tu blog!

Guilherme disse...

Orgulho! Sempre!