quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Velhos Tempos

Quando eu era pequenina, costumava passar as férias na casa da minha avó Aida. O momento que eu mais curtia era quando vovó fazia pão.
Tudo começava como uma festa. Preparávamos a mesa, as tijelas, as formas. Vovó separava todos os ingredientes antes de começar, e se faltasse algo, a gente corria no mercado.
Quando tudo estava pronto, vovó despejava a farinha na bacia grande e aos pouco ia acrescentando os outros ingredientes. Primeiro os secos, "tudo peneirado para misturar melhor": o sal, a pitada de açúcar, se quiser o queijo ralado ou outro ingrediente "secreto" para dar um toque.
Depois vinham os líquidos, ou molhados como dizia a vovó: os ovos, o leite, a água, o óleo... e por fim o fermento que já estava preparado.
Com tudo na bacia vovó começava a misturar com as mãos. Essa hora era uma farra, porque vovó, comas mãos sujas, passava os dedos em nosso rosto deixando tudo da cor do trigo...
Então vovó tirava a massa da bacia e a colocava na mesa limpa onde sovava o pão até o ponto certo e punha para crescer.
Após algumas horas, vovó colocava os pães para assar. Quando ficava pronto ela punha a mesa do café e servia o pão quentinho.
Me lembro com carinho daquela época, é uma pena que o tempo não volte.
obs.: Texto escrito com a 7ª série do colégio em que trabalho, das informações contidas nele, apenas o nome da minha avó é verdadeiro (rsrs).

5 O que vocês pensam?:

Priscila disse...

Delícia de texto!

Simo disse...

obrigada Pri....

Carol disse...

Minha vó fazia nhoque, mas minha vó não era muito dada a essas licenças poéticas. Era fazer os quadradinhos, arrumar as coisas e pronto. Nunca senti falta dessas coisas, desde pequena odeio cozinhar. Mas uma coisa que vou sempre lembrar da minha vó é tarde de chuva com bolinho de chuva e Indiana Jones na Sessão da Tarde.

Unknown disse...

Huummm, adorei!!!

Chega a proximidade do fim do ano e bate um sentimento totalmente nostálgico...

Por que será? Acho que devido ao fato de eu, meus irmãos e primos passarmos dezembro e janeiro na casa da minha vó. Pessoa que eu amo muito, mas as melhores lembranças não vêm dela e sim do meu avô...

Minha vó era a figura que mandava a gente tomar banho, almoçar direito, brigava (sem ser chata), mas quem "estragava" os netos era mesmo vovô...

Ahh, saudades do velho Zévi (diminutivo inventado pelos netos para o nome José Viana). Grande empresário do ramo de auto-peças.

Entretanto, quando passava da porta de casa para dentro, o melhor avô do mundo...

Lembro de ter menos de 6 anos de idade e ele, sempre, fazia-nos surpresas. Presentinhos, chocolates, revistas..

Como ele adorava álbuns de figurinhas, sim, nós tínhamos os nossos, e ele tinha o dele!!!

Como não lembrar das "cremagens" feitas nos cabelos dele? Pegávamos tudo que tinha no armário do banheiro de vovó (isso incluía acetona, pasta de dentes, talco), e adicionávamos ao condicionador e voilá, uma cremagem especial...Punhamos vovô na bica e lá vai, creme com sabe Deus o quê na cabeça do véio... Em troca? Dinheiro pelo trabalho das cabelereiras...hehehe

E o dia em que ele foi inventar de andar de bike? e empinar a bicicleta? Resultado? um corte na cabeça, que era coberta dos mais lisos cabelos brancos que eu já vi na vida!!!

Outro dia incrível, Natal de 1989, meu avô, lindíssimo vestido de Papai Noel... E nós jurando que era realmente o bom velhinho ali, bem no jardim de D. Leide!!!

Como ele adorava o Natal, montar árvore, cobrir a casa toda de pequenas luzinhas... Acho que por ele gostar tanto do Natal é que ele se foi no dia 23.12.2003... E o amor dele por esse dia nos faz continuar tendo ânimo para comemorar tal data...

Ahhh, passaria o dia aqui contando as peripércias do meu avô...Já vão fazer 5 anos que ele se foi, e a saudade só aumenta!!!

O texto da Simo é tão alegre, não queria trazer tristeza, de jeito algum, até por que é impossível lembrar dele e ficar triste, ante a luz e felicidade que ele irradiava e que acabava passando para todos que estávam ao seu redor!!!

Beijos a todas
*Liginha

Unknown disse...

Filha
A sua vó realmente fazia pães deliciosos, e muitas outras coisas. foi muito ruim voces não terem convivido mais tempo com ela.
Voces eram pequenas quando seu avô se foi, pouco tempo depois sua avò foi para Mato Grosso, nós vivendo mundo afora e assim faltou a convivência, mas teria valido a pena.
Desculpa a minha falha mas não deu.
Beijão