domingo, 16 de novembro de 2008

15 de Novembro

Tá, eu praticamente levei um puxão de orelha ontem da Lígia quando ela lembrou em seu post no texto anterior que ontem era 15 de novembro. Sim, dia da Proclamação da República.
Tecnicamente, hoje essa data é apenas mais um feriado nacional, e eu realmente não escrevi sobre ele por não estar "focada" no assunto, mas já que a "senhora quase professora de história" tocou no assunto, vamos escrever um texto atrasado sobre ontem.
República. Fui procurar no dicionário pra ter certeza: "regime em que que se tem em vista o interesse geral de todos os cidadãos e em que o Chefe de Estado é eleito, exercendo um mandato temporário."
Que pena, é com pesar que vejo que infelizmente isso não acontece. Vivemos nesse Brasil cheio de irregularidades no tão almejado interesse geral da nação que os políticos enriquecem cada vez mais e o povo........... Vejo que na verdade, nem naquele de 1889 a idéia era de fato querer o bem geral, mas sim manter a estratégia política. Não quero dizer com isso que não acredito em um ideal republicano e democrático, no entanto, é óbvio que ainda não se atingiu o que se define como república.
Podemos até dizer que somos agraciados no Brasil, pois não enfrentamos alguns problemas que outros apíses enfrentam com seus regimes políticos, no entanto, ainda estamos muito longe de ser a "República Brasileira" que teve como seu primeiro presidente Marechal Deodoro da Fonseca. (Aí Ligia, eu também estudei um pouco de história! rsrsrs)

2 O que vocês pensam?:

Unknown disse...

É, a gente sabe que por trás dessa coisa de "virarmos República" haviam milhares de interesses diversos do ideal democrático....

Mas, por que o espanto se, até os dias de hoje as coisas acontecem dessa maneira em nosso país???

Enfim, foi o que a Simone disse, "não enfrentamos alguns problemas que outros países enfrentam com seus regimes políticos"...

A esperança é de que um dia a coisa melhore!!!

Bjos a todas!
*Liginha

PS: Simone, aposto que foi catar um livro de história da Biblioteca da escola, uhahuuahuahuaauhauhauha...

Simo disse...

ahuahuahuah, não mesmo, são informações pré-armazenadas. Sei um pouco de história mesmo... Quaaaaaaaaaaaaaaaase fiz história na facul! :) ;)