domingo, 5 de julho de 2009

Auto estima


-- Oi, tá boa?!
-- Estou não. SOU BOA!
-- ...
Quem me conhece e vem com essa perguntinha já sabe bem a resposta. Minha avó, uma mulher muito sábia, já me disse:
-- Filha, pior do que a falta de modéstia é a falsa modéstia...
Cresci aprendendo muitas coisas, e minha carga cultural vai desde os clássicos ao populares. Procuro saber um pouco sobre tudo, pois assim posso conversar com quase todo mundo. Ter espaço na sua vida pra qualquer tipo de pessoa é importante em todos os sentidos, mas principalmente para uma aceitação social e não preconceituosa.
Uma vez escutei de uma professora da escola que dou aula, que sou "altiva". Descobri que ela pode ter feito um elogio, mas também pode ter me dito uma coisa ruim. Altiva no dicionário é: 1.Que tem altivez (dãã); 2. Que não cede (a outro) em brio; 3. Que tem muita altura e majestoso aspecto (eu gostei desse); e 4. Soberbo, arrogante.
Bem, se ela quis dizer que tenho brios, fico feliz, afinal sou o que sou. Mas fiquei preocupada. Já pensou se ela quis dizer que sou arrogante?!
Pensando nisso acho que, se não ela, alguns de meus alunos já me disseram isso, que sou arrogante. Mas... Arrogância é fazer pouco caso das pessoas ou coisas!!! Então fiquei imaginando que, talvez, eu passe uma impressão errada para as pessoas ou pior ainda, as pessoas nos julgam sem nos conhecer.
Uma vez, ao ser arguida (ficou tão tristinha sem a ¨ essa palavra) sobre minha arrogância em sala de aula, eu devolvi a pergunta: Vocês me acham arrogante? Uma das minhas alunas disse: Mas a senhora pode, professora. Porque realmente sabe e é boa professora. Mas, apesar do elogio, não sei se fiquei exatamente satisfeita com a resposta...
Sabe, sou uma pessoa normal, ou quase (rsrs), e é difícil ser uma pessoa "fora do padrão social". Eu sempre brinco com umas coisas, por exemplo, como o fato de fazer piada sobre meu tamanho (aos incautos, sim eu sou gorda), mas brinco porque realmente no fundo, isso não importa pra mim. Eu me acho boa no que faço, eu gosto do que sou. Dizer que 100% do tempo o fato de ser gorda não me incomoda sería estupidez, mas minha auto estima está em alta, sim senhor, e no que depender dela, estarei bem por bastante tempo.

3 O que vocês pensam?:

Anônimo disse...

Claro, el autoestima alta no es sinónimo de egoísmo y egolatría! el autoestima alta nos permite valorarnos y poner las cosas en su justa dimensión!

Simo! te paso mi correo para recibir la historia! que tengas muy feliz lunes!!! corinafrausto arroba gmail punto com

Anônimo disse...

Simo! recibí tu correo, ya contesté! por favor, si hay algo que no me entiendas, házmelo saber, ok?

Saludos!

Priscila disse...

Simo, belo texto. Se te conforta (ou se piora a situação), já me chamaram de altiva. :*