sábado, 24 de maio de 2008

Um novo mundo

A evolução das tecnologias obrigou a sociedade a se transformar. Hoje vivemos em uma [1]sociedade da informação.
Com essa nova sociedade passa também a existir uma nova forma de educação, porque, afinal de contas, as Novas Tecnologias de Comunicação e Informação (NTCI) fazem com que a informação circule de uma maneira tão rápida que, ao mesmo tempo em que traz benefícios, também transforma a forma de aquisição do conhecimento.
Deve-se lembrar que tudo o que o homem usa para aperfeiçoar uma coisa que faz, como dormir, por exemplo, é tecnologia. Nesse caso, não existe exemplo melhor que uma cama com um colchão ultra macio. A escrita também é tecnologia, no entanto o que chamamos NTCI são as novas tecnologia que [2]permitem a aquisição, produção, armazenamento, processamento e transmissão de dados na forma de imagem, vídeo, texto ou áudio.
A escola, e a educação, precisam acompanhar a velocidade dessas NTCI e para isso se apropriar delas. No entanto, tem-se que ter em foco que as NTCI devem ser utilizadas [3]como uma opção de se fazer educação contextualizada com as questões sociais e suas contradições, visando o desenvolvimento integral do homem e sua inserção crítica no mundo em que vive”.
Para que isso seja possível, antes de tudo, as NTCI têm que chegar a todos, caso contrário elas servirão para aumentar mais ainda a já tão grandes distâncias sociais. É necessário que se pense em políticas que façam com que essas tecnologias cheguem a todas as escolas.
Nesse sentido existem experiências internacionais interessantes que podem e devem ser estudadas. Países como o Chile, Costa Rica, Peru, México possuem políticas de implementação de TCNI em escolas que geram dados pertinentes para estudo, já que ter essas tecnologias na educação implica mais do que aparelhar as escolas. Exige também que se pense em locais adequados, gastos, assistência técnica, troca de materiais obsoletos e adequação do profissional da educação.
O professor, mais do que nunca, precisa apropriar-se das NTCI e usa-las em prol da educação. Não basta que saiba fazer um “power point”, ele necessita saber qual utilidade disso e no que isso pode ajudar. Apenas fazer pesquisas em sites na internet não é suficiente, é preciso que saiba levar isso ao aluno e transforme a aquisição do seu conhecimento. Isso provavelmente vai fazer com que a educação não seja mais estanque e esteja presa entre as paredes de um edifício, mas sim a transformará em uma educação permanente e para a vida.As tecnologias modernas de comunicação e informação estão aí batendo à porta da educação, o professor precisa investir primordialmente na sua formação profissional, para que saiba o que fazer quando chegar à hora. Assim ele atingirá o máximo da educação que é educar cidadãos para que os mesmos sejam sempre atuantes nesse novo mundo.












[1] FILATRO, Andréia. Desing Instrucional Contextualizado: educação e Tecnologia. São Paulo. SENAC, 2004.
[2] TEDESCO, Juan C. (org). Educação e Novas tecnologias – esperança ou Incerteza? S.P: Cortez,2004
[3] LEITE, Lígia Silva (org). Tecnologia Educacional: Descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.

2 O que vocês pensam?:

Natália disse...

Que ótimo texto, Si! Estávamos falando sobre esta tranformação da sociedade na última quarta-feira, mas falávamos sobre a transformação dos negócios da era da informação para a era do conhecimento.

Na universidade usamos muito essas NTCI em cursos de formação, extensão, eventos. Não basta que o professor saiba fazer um power point, como vc diz...mas tb o aluno tem que estar preparado para conviver com as novas tecnologias. Neste sentido, a UPF colabora promovendo cursos que mesclam a educação presencial e à distância, sobre essas tecnologias, a um custo super acessível para o aluno.

Se esse texto era para a pós, tá ótimo! hehe

Bjosss

Simo disse...

É, é sim meu texto pra pós...

mas acho que os alunos estão mais preparados para usar as NTCI do que os professores... esprero que isso não dure muito tempó!

brigadin pelo elogio!