quinta-feira, 8 de maio de 2008

Professar!

Adoro dar aulas. Foi a melhor coisa que já decidi em minha vida. Ser professora. Mas existem coisas em dar aulas que me incomodam.

Odeio a burocracia do saber. Temos que preencher livros e mais livros, fazer provas e mais provas, tudo para "provar" o que o aluno sabe ou deixa de saber. Nossos alunos nem gostam de ir para a escola, quem dirá estudar.... Se não fazemos algo na hora pra avaliar, mandar estudar para a próxima aula é bobeira. Hoje serei rápida porque ainda tenho que entregar 9 livros..... Claro que como sempre não darei conta! Passarei o final de semana tentando entender onde foi que errei.....

Quando fiz meu discurso de formatura no magistério (sim faz tempo), escrevi que professar era passar algo adiante, mas nessa "burrocracia" do ensino não sei direito o que é que eu estou passando adiante. Deveria mesmo ter nascido na época de Plantão, onde os professores estavam alí esperando seus alunos, lendo seus livros, filosofando..... Estudar era pra quem tinha vontade. Sentavam embaixo de uma árvore e "conversavam" sobre o que queriam "aprender... Isso que é ensinar!

Pena que pra nascer na época de Platão e fazer como ele, eu, no mínimo, teria que nascer homem!

2 O que vocês pensam?:

Natália disse...

Platão...queria ter um pouco da sabedoria dele. Pena que alguns alunos nunca vão saber o siginificado do verdadeiro aprendizado. São aqueles que "passam" pela escola.
Penso às vezes que quanto mais estudo, menos sei. Tomara que seja só impressão.

Unknown disse...

prontinhu.... estou aqui... heehehe

Legal esse teu pensamento simaa....
e condordo com vc.... ensinar só qm realmente quer aprender.... qm tem o prazer de estudar
=))

Bjãããoooo simaaa q eu amoooo ^^
saudades ja!