domingo, 10 de maio de 2009

Dia das mães

Hoje é dia das mães, e eu estou aqui tentando escrever algo bacana sobre elas. Tenho certeza que se fosse a Mang, o texto estaría lindo, mas ela está lá, super ocupada com tudo e eu aqui, incumbido dessa missão complicada que é escrever.
Bem, comemorar o dia das mães não é uma coisa moderna, os antigos gregos, na chegada da primavera, faziam uma grande festa à Deusa Rhea, mãe de todos os deuses... Depois temos um salto enorme no tempo até o século XVII, quando a igreja passou a dedicar o 4º domingo da quaresma para as mães das operárias das fábricas inglesas, e as ditas fábricas davam folga para essas operárias estarem com as mães, instituindo o "Mothering Day". Mas foi em 1905 que Ana Jarvis, depois de entrar em grande depressão pela perda da mãe e da ajuda das amigas que resolveram criar um dia pra comemorar a mãe de Ana, começou sua brigar para que o dia das mães fosse estendidos pra todas as partes do país e somente em 1910 o governador da Virgínia incorporou o dia no calendário oficial do estado. Daí para espalhar-se pelo país foi um pulo e em 1914 Woodron Wilson, então presidente dos Estados Unidos, declara o dia das mães como festa nacional e, por sugestão da própria Ana, fica decidido que o segundo domingo do mês de maio será dedicado a todas as mães...
É claro que de lá pra cá muita coisa mudou. O comércio passou a explorar essa data como qualquer outra, mas isso é uma causa natural do capitalismo. No entanto, não se pode negar que muitos ainda fazem o que deve ser feito. Aproveitamos esse dia pra prestar homenagens especiais às mães...
A minha... Nossa, o que dizer de minha mãe. Uma mulher guerreira. Que sofre e vive a cada dia pra aguentar as coisas do mundo. Que criou os filhos, cachorro, papagaio, e tudo o mais que se possa imaginar e hoje ve suas crias felizes e buscando seguir em frente. O que é ser mãe? Não sei, não o sou, mas posso imaginar. Dedicar sua vida aos outros mesmo sabendo que esses outros um dia a deixarão. Olhar, rezar, abrir mão de muitas coisas para dizer sim. Sim a essa vida dedicada aos filhos... Temos mães que, mesmo não tendo parido (hum, termo meio grosseiro, a mang nunca usaria) são mães; porque dedicam uma parte de sua vida a ensinar aos "filhos" o que é a vida. Ser mãe, penso, é viver tendo que ser mulher e mãe ao mesmo tempo. Missão difícil, que merece todas as homenagens do mundo, mas estou aqui, mais uma vez sem saber o que dizer...
-- Amor, sua mãe chegou.
-- Estou indo, Mang.
É, um beijo carinhoso e um abraço. Essas serão as coisas que falarei para minha mãe. Eu sei que entenderá em meus olhos que eu a amo.

0 O que vocês pensam?: