quinta-feira, 11 de junho de 2009

Lobo, lobo, lobo!


Vamos falar de animais. Penso que aprendemos muitas coisas nessa vida, por isso deixamos de ser "selvagens", no entanto, mesmo depois de tantos milhares de anos de evolução, os homens ainda tem muito que aprender com os animais ditos irracionais.
Dentre todas organizações sociais animais a que mais me intriga é a dos lobos. Eles vivem em família e as leis da alcatéia são respeitadas ao máximo. Lobos pequenos são frágeis e cegos quando nascem, por isso ficam na toca e a loba nao permite que ninguém se aproxime até que os filhotes possam sair da toca e ser apresentados à matilha, que promete atender e tomar conta dos mesmos... E, o que pra mim é a coisa mai interessante a respeito deles, tem um olfato e uma audição apurado e aguçada...
É possível que eu tenha essa ligação tão especial com os lobos pelos anos em que fui chefe no grupo escoteiro e conheci defato (porque minha mãe já dele havia me falado) o "Livro da selva" e passei a ver lobos com outros olhos. Claro, podem apenas ser histórias pra crianças, mas pra servem elas se não para nos ensinar a ser "melhores"...
Obviamente que essa discussão pode nos levar a outra mais séria que são as regras sociais que são APENAS sociais e determinadas pelos grupos que nela vivem, porém ao olhar a minha vida hoje, na sala de aula, muitas milhares de vezes penso que se, como B.P. fez em Londres, tenho vontade de pegar um grupo dessas crianças e ensinar algumas coisas como caráter, como respeito, tudo misturado dentro de muita aventura.
Os lobos serviram em minha vida pra me ensinar muitas coisas: entre elas, amizade, companheirismo, paciência... Andar reto e altivo sem menosprezo.
Para terminar o texto de hoje, que parece meio confuso do começo até aqui, deixo uma frase que o grande lobo Akela usa no citado livro e que eu não me canso de repetir aos meus alunos:
"--Olhai lobos, olhai!"
É desta forma que os lobos da alcatéia vão prometer cuidar dos mais novos. Olhando por eles e ensinado-os.
LOBOS!

0 O que vocês pensam?: