quarta-feira, 18 de março de 2009

Comprometimento

Tudo que a gente faz nessa vida exige um pouco de dedicação. Quantas vezes já não foi dito por aí que o que importa não é muito fazer o que se gosta, mas gostar do que se faz?
Deve ser muito difícil levar isso adiante, afinal, e agora falo por mim, se escolhe muito o que quer fazer para ter que fazer uma coisa da qual não goste. Penso sobre tudo que meditei na hora de decidir fazer letras, em tudo que passei em Pona Grossa pra ser professora agora... E, vejo com tristeza ao meu lado, professores não comprometidos. Professores que preferem lavar as mãos diante de um problema do que tentar fazer algo diferente...
Claro, dirão alguns, com a situação do magistério hoje em dia!!! Mas isso não basta pra mim. Também estou nesse meio, muito, principalmente os que me acompanham a mais tempo, já leram nesse blog sobre o que eu penso de EDUCAR. Acho, acima de tudo, que minha avó tem razão, sou idealista, acredito que possa mudar o país, que mudando ao menos um aluno, eu já estou fazedo minha parte, e continuo dando murro em ponta de faca, mas com a mão ferida ainda levanto a bandeira de que "Educar é preciso"...
Acredito na máxima do Pequeno Príncipe: "És RESPONSÁVEL por aquilo que cativas", e penso responsabilidade também como compromisso, como dedicação, com amor ao que se faz... O "Principito" amava sua rosa, por exemplo, e fazia tudo por ela, mesmo sendo abusado. Ele também passava por momento em que desistir era a melor solução, mas não o fez, continuou a cuidar de sua rosa e a ausencia dela durante a viagem o preocupava, porque era comprometido com a rosa.
Então, queridos, acho que podemos terminar esse texto pelo começo, importa mesmo é COMPROMETIMENTO com o que faz, mesmo que se goste.

3 O que vocês pensam?:

Natália disse...

Oi! por acaso acabei de ler o post no mesmo momento em que me enviaste um e-mail!
Eu não gostaria de desistir das minhas lutas, mas algumas delas eu já "larguei de mão" em prol de outras.
Cada um tem uma maneira e um limite para as suas próprias lutas. ;)
Bjs!

Simo disse...

Trocar de batalhas nao significa desisitir de lutar. São estratégias diferentes para momentos diferentes. O que importa mesmo, é estar comprometida com tuas batalhas, sejam elas quais forem... O que dói é saber que muitas pessoas largam mão simplismente, sem ter outra coisa por lutar!

Unknown disse...

Eu acredito muito que, independente de você gostar ou não do que faz, é preciso ter comprometimento.

As pessoas que dependem daquilo que você faz, não tem(nossa, odeio sem o acento circunflexo!) culpa de você estar insatisfeito...

Então, o jeito é se doar, gostando ou não do que faz, ou lutar para fazer algo que te dá prazer!!!

Bjos a todas as toscas.
*Liginha Arruda