quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Vocação, formação e otras cositas más

Nesse quente e ensolarado dia de Natal, Simone e eu conversávamos sobre profissões e os motivos que levam as pessoas a escolhê-las e a exercerem de forma ética e competente.

Por estar naquela fase “fim do Ensino Médio – escolher profissão – vestibular – faculdade”, é um tema no qual tenho pensado bastante. Apesar de ter escolhido minha profissão há mais ou menos 5 anos (sim! Imaginem uma guriazinha de 12 anos falando em fazer Jornalismo e manter essa idéia), óbvio que surgiram dúvidas nesse tempo. Sempre fui apaixonada por idiomas, o que me levou a pensar em fazer Letras.

Assuntos internacionais também sempre foram de meu interesse – e isso me deixou um tanto “caída” por Relações Internacionais. Só que depois de voltas e voltas, muito pensar e pensar, aqui estou, caloura de Jornalismo em uma universidade e ainda esperando o vestibular de outra...

Ah. Pra variar me perdi nas minhas divagações. Voltando...

A vocação é, sem dúvida, essencial no bom exercício de uma profissão. O gosto pela atividade aí está também embutido. No entanto, não é SÓ isso. Cada um precisa ter sua vocação “lapidada”, melhorada. Aí entra a formação.

Uma boa faculdade, cursos constantes de atualização – afinal, nosso mundo passa por mudanças freqüentes – muitas leituras e, eu sei que isso é difícil, tentar manter o gosto pelo trabalho e a esperança, a fé.

E um pouquinho de sorte, por que não?
PS.: Aí pessoal, sinto muito pra vocês, mas eu postei o primeiro texto oficial da futura jornalista. Mirian Barradas!
PS.: Viu, nem foi tão difícil, obrigada pelo texto.

3 O que vocês pensam?:

Mírian disse...

Foi difícil sim hauhauahuahauha
mas tá, tá valendo.

beijo, Simo!

Iasmine Eidelwein disse...

Parabéns a Mírian, a futura jornalista da turma. Precisando de uma futura advogada, sabe né, estamos aqui. Amo vocês.

Natália disse...

Bom texto!