sábado, 27 de setembro de 2008

Homem: Ser Inteligente?

O homem se diferencia dos outros animais por sua grande e imensa inteligência. Será?

Todas as vezes que fico pensando sobre isso eu lembr do sofrimento dos refugiados. Por que? Fácil, eles são expulsos de suas casas, cidades, países, pela intolerância de homens que se dizem racionais....


São vários os motivos, o mais comum é a guerra. Mas existem muitos outros que são iguais ou piores do que a guerra. A “disputa religiosa”, as diferenças sociais, falta de emprego, cores.... Qualquer coisa é motivo para guerra ou discriminação.

Mas não precisamos ir muito longe para falar dessa “inteligência humana”. Basta olharmos para nossos lares e ver qual o tratamento dispensado aos idosos em nosso país, ao ponto de precisar existir uma lei (Código do Idoso) para serem respeitados. E as mulheres então, só são capazes de fazer algo se um homem estiver a seu lado, e, mesmo sendo mais capazes, seus salários no mercado de trabalho são muito mais baixos...

Agora, o mais recente atestado da “inteligência” humana no Brasil são as tão faladas “cotas” nas universidades: será o negro menos capaz que o branco, ou que o índio, o amarelo, o pardo, que precisa de Cotas especiais para entrar no ensino superior? Se isso não for atestado de burrice não sei o que é.

E temos ainda as questões sociais. Vocês já assistiram ao “BIG BROTHER”, se já viram não precisamos falar mais nada. Mas como exemplo podemos dizer que RICO só casa com rico e pobre com pobre.... O mais famoso casamento com pessoas de classes diferentes acabou com a morte da princesa Diana. Sem falar nos lugares que pessoas pobres não podem entrar. Quem será o mais pobre?

Enfim, os homens são inteligentes e por isso diferenciam-se dos animais, mas será que vamos demorar muito para descobrir que a diversidade traz evolução e qualidade?!

N.A. Sei que esse texto é meu, mas nao sei de quando é e nem porque escrevi.

2 O que vocês pensam?:

Simo disse...

Vou falar, esse texto deve ser muito velho, porque eu achei ele horroroso!
AFE!

Unknown disse...

Cara amiga Simo,

Não achei o texto nada de horroroso!

Também me impressiono muito com algumas atitudes dos seres humanos, o "ser racional". Parece que ultimamente estamos deixando de pensar e agindo de acordo com interesses, não importa se venha atingir outras pessoas, minorias ou o que quer que seja.

Bem lembrado essa situação das cotas das Universidades, eu considero como total preconceito! Ora, quer dizer que uma raça é superior ou inferior à outra, a ponto de ser necessário uma separação de vagas para que tais pessoas possam ter acesso à Universidade?

Ou exemplo é em relação às vagas para deficientes em concursos públicos, muitos possuem uma deficiência tão irrelevante, mas que acabam "tomando" uma vaga de alguém mais merecedor.

Enfim, fica aí a minha opinião.