segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Desapontamento


Faz dias que anda isso parado e eu estou com umtexto prontinho pra postar... Mas para hoje reservo com tristeza o espaço para o texto de uma amiga. Não, a tristeza não é pela amiga, mas pelo conteudo do texto. Sinto-me triste por tê-la levado ao estádio do Couto Pereira e deixado que ela presenciasse aquilo. Um grupo de vândalos que se intitulam torcedores mas que não são, invadiu o campo após o apito final dando um espetáculo de selvageria para o mundo. Pena que alguns pensam que o curitibano é assim...


"Como muitos aqui sabem, eu sou casada com um torcedor do coxa, e nesse final de semana resolvemos deixar nossa casa aqui em Florianópolis e torcer para o verdão.
No pré-jogo, muita animação da torcida do lado de fora, grande mobilização, torcedores pintando o rosto, pais com filhos pequenos.
Vi um senhor com um bebezinho de 6 meses, a esposa e uma criancinha.
Muita movimentação no Alto da Glória, mas nada de confusão, entrada totalmente sossegada no estádio. Muita organização, distribuição de "papel higiênico", bolas de sopro verde e branca e tal...
Ah, ficamos na arquibancada mesmo, do lado da Império Alviverde.
Entram os jogadores em campo, Green Heel de extintores, fiquei parecendo um doende verde!!! Fora da realidade, muita organização pra tudo funcionar na mesma hora!
O atraso do FLU, jogo nervoso, entretanto, EU NUNCA VI UMA TORCIDA DAQUELA! É impressionante como todo mundo, da criancinha ao vovô canta as musicas do time que, por sinal, são fáceis de apreender e pegam rápido. E não param um minuto sequer, mas não é o que acontece em nossa torcida, onde só canta a alma, ou só a Fanáutico, é aquela massa verde cantando e repetindo que ama o clube.
Jogo pegado, primeiro tempo foi muito mais pro coxa, segundo tempo mais equilibrado.
Tiveram muitas faltas não dadas, uma falta que merecia cartão vermelho prum jogador do Fluminense, arbitragem duvidosa...
O Binho tinha me falado dias antes: "Acho que se o coxa for rebaixado, vai dar merda!"
E não deu outra.
FIM DE JOGO! Vários torcedores do coxa, mais precisamente da IAV, invadiram o campo, como muitos viram. Inicialmente acho que havia pouco policiamento, deveria ter sido destacado um contingente maior de policiais.
Pedra, pau, ferro, cadeiras voando, papéis pegando fogo, cai um policial, vários torcedores machucados...
Resultado: Correria, desespero da maioria dos torcedores comuns, assim como eu, barulho de tiros que, por mais que fossem de borracha, machucam, como eu vi gente passar do meu lado ferida! Impossível não conter o choro de medo e desespero!!!! E a preocupação com meus familiares que sabiam que eu estava lá e estavam vendo aquilo na TV.
No corre-corre subimos para o segundo anel (vimos o jogo do primeiro), onde havia várias familia, amedrontadas como nós, sentadas esperando para poderem deixar o estádio.
Ora, mas como se lá fora era outro campo de batalha!? Estrondo de bombas, tiros!!! Momentos de verdadeiro horror!!! Depois de muito tempo no estádio esperando, conseguimos sair e voltar para o hotel sãos e salvos!!!
A torcida do coxa nao merecia ser traída por alguns idiotas, agora vão ser penalizados (merecidamente), pela culpa de poucos!!!
Acho que fica a lição!"
Mais do que medo ontem, senti vergonha. Vergonha por aqueles que deixaram de ser torcedores pra virar marginal. Merecem ser presos. Mais. Merecem ser banidos dos estádios pra sempre. É hora de torcedores de verdade terem sossego dentro dos estádios. Campo que temos alí é de futebol e não de batalha.


Texto em destaque: Ligia Arruda.



4 O que vocês pensam?:

Unknown disse...

É triste mesmo, Simo, tinha tudo para ser uma festa linda!

É algo que deve servir de exemplo para que não volte a acontecer!!!

No mais, obrigada por ter ido com a gente, vc é AMIGA, em caixa alta!!!

Beijão.
*Liginha

Natália disse...

Vergonhoso...

Ps: teu blog tá aparecendo atualizado no meu blog again ;)

lari disse...

teenso!

ainda bem que vcs sairam de lá são e salvos!

vergonha nacional!

beijos:*

Leda Garzuze disse...

Sucessão de erros:
A diretoria que 'manteve' o técnico errado por + tempo que merecia;
dos 'animais' q aproveitam qquer coisa como desculpa p/ depredar, vadiar,vagabundar...Assim como no Rio, torcedores do Campeão Flamengo, se mataram.
e do alvo: se queriam acertar algum responsável,"deveriam" mirar o técnico e o juiz. As imagens mostraram violência contra a polícia e generalizada.