quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dia do Escoteiro

Hoje é dia do escoteiro, e fiquei aqui imaginando o que podería dizer.
O escotismo fez parte da minha vida desde sempre. Minha mãe pertenceu ao movimento e teve a felicidade de poder me ensinar tudo (ou quese tudo). Questões sobre caráter, próximo, Deus e Pátria, sempre foram ensinadas dentro de casa. Mas eu só senti o que era ser escoteira depois de 1989, quando realmente entrei em um grupo escoteiro.
Era apenas uma menina tontinha, entrei na tropa da "tia" Guiomar (isso que tínhamos que chamá-la de chefe), as meninas me receberam muito bem. Quando saí do grupo, por motivos mil, perdemos o contato, e não é que depois de quase 20 anos nos reencotramos!! O que não devemos agradecer a Internet, hein???
Graças ao mundo moderno, o mesmo que nos separa, nos encotramos no Orkut. Já nos vimos muitas vezes, umas com mais outras com menos "meninas"..... Mas não posso parar de falar do escotismo aqui. Ele praticamente salvou minha vida em Ponta Grossa, enquanto fazia Faculdade por lá, os vazios de minha vida tornaram-se Rafaela, Geisa, Thiago, Melina, Vanessa, Fernanda, Vare, Luiza, Dumara, os Bandil todos, Luquinhas, Paula, Zé, Müller, Chefrei e Chefreira (hehe),... Tantos outros que não consigo por aqui. Muitos dos quais eu vi crescer e tenho um orgulho muito grande de tê-los em minha vida.
Também me trouxe maturidade, quando me vi em situações em que vinham me pedir conselhos, ou mesmo me diziam como eu errei e como eu acertei! Me trouxe o mundo quando eu fui ao Chile para o Jamboree Mundial. Quantas coisas boas eu conheci, quanto respeito eu aprendi!!!
Hoje, depois de cem anos de movimento (completados o ano passado) tenho que dizer que o grande culpado por tudo isso foi um cara que, na sua ingenuidade militar, acabou plantando a semente de uma grande maravilha. Robert Stephenson Smith Baden Powell, depois Lord Baden Powell of Guiwell, esse cara foi um grande revolucionário e, talves sem saber, trouxe um alento pra humanidade!

2 O que vocês pensam?:

Natália disse...

Que bonito depoimento! Eu não sabia da origem do escotismo. E que bom que você conseguiu reencontrar teu grupo. Quem sabe um dia VC não vira a chefe??
;)
Beijos!

Joi disse...

olha, agora vc mexeu mesmo... os Bandil.. hehehe!! sabe, q vc sempre será bem vinda aqui em casa!!

e falando de escotismo, bateu novamente aquela saudade até gostosa de ser sentir! dos acampamentos, do jamboree, daquele ELO atrás do centro de eventos que nós comemos bolacha na barraca depois, claro, de uma escapadinha pra se esquentar na fogueira!! hauhsuasa


bons e inesquecíveis tempos!!

amo vc!!