quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Incivilidade

Hoje estava vendo o jornal e começaram as notícias sobre o Haíti. Chegou um momento e disseram que as pessoas estão roubando. E, segundo a reporter, o embaixador do haíti nos Estados Unidos disse que a população está "perdendo a paciencia".
Nessa hora eu lembrei que estava devendo um texto, e esse é um bom momento. O que é "incivilidade"?
Sempre que levo temas como esses aos meus alunos eu costumo perguntar: Quem é que diz o que é o que?
Conceitos sociais são isso, sociais. São valores "impostos" por determinadas sociedades para os indivíduos. Sem esses valores as convivências seriam impossíveis. Afinal, andar na calçada, respeitar os espaços alhieos, "não roubar", palavras como "com licença, por favor, obrigado", ser educado com os mais velhos, dar lugar no ônibus... Nos permitem respeitar os demais pertencentes ao grupo.
Coisas que nos parecem simples, nos fazem falta, mas estão sendo perdidas. Mas aí eu escuto o cara na TV dizer que as pessoas estão começando a saquear, e que o medo começa a tomar conta do lugar e MAIS, que os que tem mais medo são aqueles que tem água e comida em casa... Então chegamos no ponto que eu queria. Onde está a civilidade de alguém faminto, sedento, desesperado pela vida.
Não seriam os valores da "civilização" tentativas de prender o homem da cavernas que somos? O animal cheio de instintos? Quem determina o que é certo e errado? Quem diz a uma criança que ela deve comportar-se assim ou assado?
Ño entanto, não penso que isso seja "ruim". Precisamos de bom convívio, precisamos entender as diferenças, não se pode ser egoísta ao ponto de julgar alguém pelo seu sexo, raça, credo, ou opção sexual... Mas lembrem-se, fui educada em uma familia cristã, e esses são os meus "valores". O que será que eu faria com fome, sede, frio, medo....

4 O que vocês pensam?:

Anônimo disse...

Atos de incivilidade contra nosso planeta estão fazendo com que essas tregédias aconteçam.

Natália disse...

Incivilidades é o tema de vestibular da Ufrgs este ano.

Simo disse...

Exato Taia, era sobre isso que eu e mine conversávamos... ;)

Nefelibata disse...

Me lembra um pouco "Ensaio sobre a Cegueira"... volta e meia os livros imitam a vida, e a vida nos traz de volta os livros.

O "caos".... o que é o "caos"?

Sabe amiga... mesmo com a tragédia do Bananal, do nosso Sul, ainda podemos dizer que moramos num país abençoado... consegue imaginar sair na rua e ver cadáveres por toda parte?... Também me lembra Uganda... "Hotel Rhuanda" pois... valas imensas, seres humanos sendo jogados com escavadeiras como gado... o cheiro da morte por toda parte... e ainda somos mesquinhos reclamando do ar condicionado baixo, porque o sorvete veio com menos cobertura que o "dele", nossos lixos com menos lixo e mais comida num desperdício absurdo que só mesmo um país que nunca enfrentou de frente uma grande guerra, é capaz de realizar.

I m p o t ê n c i a ! ! !