domingo, 25 de abril de 2010

O grande tigre de bengala

Ainda no tempo em que os bichos falavam havia na floresta um misterio. Todas as noites os animais escutavam um ressoar vindo com vento que passeava por entre as árvores. Era um sussurro de dor e tristeza emachucava a alma da floresta.
Mas a vida na floresta continuava seguindo e durante o dia todos estavam alegres e despreocupados. Mas bastava o anoitecer aproximar-se que tudo começava a mudar, as conversas diminuirem ou passarem à sussurros; o medo se instaurava.
Num dia - de dia - um grupo de animais muito revoltados com a situação foi até a presença do Leão - o Rei Leão -, e o lobo, representante do grupo, se adiantou pra falar:
-- Senhor Rei, sabemos de sua nobreza, de sua coragem, de sua força. Por conta disso nos reunimo e viemos aqui implorar. Não aguentamos mais. O medo toma conta de nós. As noites são mal dormidas, é preciso que isso mude...
Enquanto ele falava, a trupe que veio com ele fazia menções em cada momento...
-- ÉÉÉÉÉ!!!
-- ISSO MESMO!!!
Uma barulheira e uma confusão que foi irritando o grande e garboso rei até que, no meio de tudo, ele ruge:
-- GRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAUUUU!!!!
O eco do rugido se espalhou por toda a sala do trono e o silêncio veio em seguida. Impávido em seu trono ele lembrava a todos o porque era ele o rei. Com o olhar real se acalmando, ele falou com a voz sabia dos reis:
-- Caros animais. Súditos. Irmãos. Vocês tem razão em sua reclamação... Também minha família está assustada. Vamos empreender nessa mesma noite uma patrulha, descobriremos o que acontece.
Satisfeitos, os animais voltaram para casa na certeza de que tinham um bom rei.
Naquela noite, quando tudo ficou escuro e o vento começou a correr soturnamente entre as árvores, encontrou um grupo de bravos leões vigiando. E quando o silêncio reinou, lá vieram os ressoares. O lamento de uma fera.
Os leões, mesmo sentindo o arrepio do medo subindo pela espinha, mantiveram a formação. Passo a passo o grupo foi seguindo, o cheiro do medo se espalhava pela floresta e os bravos leões sabiam disso...
No entanto, se há bons caçadores na floresta, esses são os leões. Assim, mesmo com as dificuldades, foram seguindo silenciosos em direção ao ruidoso intruso.
Quando estavam bem perto, a apenas alguns passos da grande clareira da Lua, se prepararam para atacar. Avançaram e a visão que tiveram os fez parar...
Alí, bem no meio da lareira, estava, em pé em sua 4 patas e reluzido à luz intensa do luar, um grande tigre branco. Era simplesmente o maior tigre de bengala que já haviam visto. Lindo. Suas listras caramelo contrastavam com a brancura de sua pele que brilhava ao luar. E os olhos claros, pareciam duas estrelas em órbita na resplandecência da noite. O tigre parecia chorar, lamentava-se olhando para o céu como se houvesse algo que ele precisasse que o céu escutasse...
Ao perceber os leões na clareira o tigre parou o lamento num átimo e seus olhos azuis olharam para cada um dos leões e eles puderam ver a imensa tristeza nos olhos do tigre.
O tigre suspirou. Sentou-se. E com a voz mais mansa que já havia sido escutada, diz aos leões:
-- Desculpem! Acabo de perceber que meus lamentos causam um problema... Mas não sei como parar...
O líder do grupo de caça dá um passo à frente e cautelosamente diz pergunta ao belo animal:
-- Mas como e porque um espécime tão belo e raro como você lamenta-se dessa forma? Não sei se percebe, mas a floresta toda sofre. Você causa terror em todos, porque o vento leva e aumenta os ruidos por entre as árvores. Há um povo inteiro aterrorizado...
Ao escutar isso o tigre solta um longo suspiro. Sua tristeza mais uma vez se espalha pela clareira e os leões sentem-se incomodados. O tigre decide que é hora de contar o porque de sua tristeza:
-- Há muito tempo, quando eu ainda corria pela floresta com os outros animais, me apaixonei por uma ursa. Obviamente que esse amor era impossível! Um tigre e uma ursa! Dois seres tão diferentes... No entanto descobri que ela também de mim gostava e começamos a nos ver escondidos das nossas familias, nosso amigos, de todos...
Um dia estávamos namorando quando fomos descobertos. Um enorme urso marron nos encontrou e furioso começou uma briga. Ela, querendo que aquilo parasse, entrou entre nós dois bem no momento em que ele desferia um golpe. Acertou-a em cheio e a matou. Com a ira que se seguiu eu matei o urso.
Quando veio o sol, o sangue se espalhava pela floresta, meu pelo branco todo vermelho pela briga, me denunciava.
Fui condenado a viver sozinho e longe de todos e nessa clarera descobrir minha ursa - olha para o céu... Mas também, ao seu lado, está o grande urso para lembrar-me do mal que causei... Por isso é que me lamento...
Os leões estavam estarrecidos. Então as histórias sobre ursa maior e ursa menos eram verdadeiras, existia memso o grande tigre de bengala que havia matado os ursos...
-- Senhor tigre - disse o leão - sua história é conhecida na floresta toda, é uma lenda... Assim, não podemos nem sequer ousar a atacar. Peço, como líder desse grupo, que pare com os lamentos e deixe de assustar os bichos. - E continuou - O rei me imbuiu de autoridade para o que for preciso, então eu chamo-o a conviver conosco de novo, já sofreu demais e já pagou sua dívida.
O tigre, que há muito vivia só e triste, sentiu um calor dentro do peito, e depois de anos a chorar pelos cantos, sorriu. Olhou bem nos olhos do leão e, num movimento de cabeça, agradeceu. Deu ás costas ao grupo e desapareceu na floresta...
O grupo de caça jamais disse nada sobre aquela noite. Voltaram todos em silêncio e com a certeza de que haviam vivido um momento mágico. E nunca mais se escutou o ressoar de lamento do tigre...
Esse texto vai, com um abraço meu para os pequenos Rafael e Marta, com carinho, pro outro lado do Atlântico. E para a Paula, minha querida amiga, que tantas palavras bonitas tem pra mim sempre...

5 O que vocês pensam?:

Natália disse...

Achei linda a história Si!

Te puxou!

Beijos!

Unknown disse...

Ahmmm... ótima para fazer alguém dormir... (assobia)

Bem... a história ficou linda... não teve como não comparar com outra história que faz parte da minha vida e não foi só pelos olhos azuis...
A descrição do leão me lembrou o Aslam, se não for assim q escreve, eu falo do leão de Nárnia, lool.

Também entendi tão bem a atitude final do tigre, quase me vi em seu lugar, pq... bom, pq acho q já estive nele de uma forma diferente e ser aceito recuperou imediatamente sua dignidade perdida e lhe deu de volta autoestima, perseverança, gotas ou baldes de amor próprio. A partir do momento que não se sabia mais rejeitado, estava pronto para encontrar seu lugar ao sol com o coração livre.

Existem erros que carregamos conosco por longo tempo.
Existem atos que nos condenam e nos fazem chorar feito crianças.
Existe quem julga essas lágrimas como sinal de fraqueza.
Existe em algum lugar, alguém que acredita que possa ser o contrário e te oferta em sua mão uma nova chance.

É essa mão que tanto a ele como a mim, nos fez sentir novamente um calor no peito e sorrir.

Por este motivo, levarei este sorriso até sua mesa e pegarei minha xícara de café de todos os dias que está a me esperar e então terá seu encontro com uma ursa, personificada no abraço gigante que irei te dar.

Com amor (e muito amor!)

Li.

P.S. Obrigada por fazer parte da minha vida.

Anônimo disse...

A vida sempre nos prega peças, a minha também fez isso...

O tigre foi perdoado e pode descansar....

Também eu te amo.

Ass. Passarinho

Taynara disse...

belissimo, vc sempre consegue com suas palavras emocionar as pessoas! parabéns, te adoro...

Paula M. disse...

Foi a 1ª vez que alguém me dedicou uma história tão linda!Em meu nome e dos meus filhos, o MUITO OBRIGADA!!

Continua assim, escrevendo e deliciando seus amigos...

Comentário do Rafa: Ela devia escrever um livro!!! Adorei!