segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Africa!

Três dias. Já exausta na sala cheia e quente. Depois de dois dias intensos estou finalmente sentada sem nada pra fazer que nao seja ouvir.
O tema gira em torno do Negro e da sua história. Aliás, história fascinante e cheia de coisas que foram "ocultas" por uma educação eurocentrista que nunca fez questão nenhuma de lembrar dos africanos...
Nossa visão "pré-estabelecida" é preconceituosa ao extremos, mas muitas vezes não nos percebemos disso. Não nos damos conta, por exemplo, de que eles não foram escravizados aliatoriamente ou porque o índio (que aqui já era escravo a muito tempo) era "preguiçoso" (outro pensamento preconceituoso); não, os africanos sempre foram um povo muito à frente de seu tempo. Possuiam tecnologias avançadas de agricultura, higiene, medicina, etc... Técnicas que foram analisadas na hora de escravizar um grupo ou outro que possuia determinada técnica que era necessária em dado lugar...
Que bom é ter história, poder dizer descendo de italianos, japoneses... Mas e o negro? Descende de que região? De que tribo? De que país? Dizer que são africanos não será pouco? Então não seria o memso que dizer sou "americano" ou "europeu", "asiático"? Isso não é pouco???
A fadiga me leva ao devaneio. Perco algumas informações. Volto somente quando tudo termina e meus pés cansados me levam ao carro... Entro. Ligo o carro. A música... Escosto no banco e suspiro de olhos fechados antes de me concentrar e deixar que meu cérebro esteja focado no caminho pra casa...

0 O que vocês pensam?: