sexta-feira, 13 de março de 2009

Sexta-Feira 13


Pois é, sexta-feira 13... Daqui a poucos minutos saio pro trabalho... Pensei em ficar em casa, debaixo do cobertor, mas não, não dá pra arriscar...



Trabalhar sobre pressão é muito ruim, mas ontem, em uma conversa com uma professora novinha de tudo, tanto na escola como na profissão, eu disse a coisa que deve mover meu trabalho nos próximos 3 anos, pelo menos: "Me envolverei menos com as questões administrativas da escola e mais com meus alunos." Espero que minha boca de caçapa possa enteder o que eu quis dizer com isso.


E como é sexta 13 e as bruxas devem esar fazendo a festa, vamos nos juntar a elas e festejar...

4 O que vocês pensam?:

Natália disse...

Sábias palavras.

Unknown disse...

Boa Simo, e lembre-se do que te falei esses dias, pense mais em você e não nos outros, trabalho e família. Você acima de tudo, o seu bem estar...

Beijos e boa sexta feira 13 (huauahauhauhau risada de bruxa mode on :P)

Unknown disse...

Às vezes é melhor ficar quieto, mesmo que aquilo te incomode um pouco, do que se envolver demais em algo que você não vai conseguir mudar!!!

Huuumm, sexta-feira 13.... Pensando aqui um pouco, fui cavoucar na internet o por que desse crendice de que tal data é de arrepiar!!!

A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

E, os nossos queridos colonizadores da Europa trouxeram isso para nós....

Beijos a todas as toscas...
*Liginha

Simo disse...

E eu que fiz um post beeeeeem curtinho.... Saudades de vc Tosca Mor.